Berenguela: de instrumento de aliança e paz a rainha e articuladora política dos interesses do reino de Castela

Autores

  • Adailson José Rui Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG

DOI:

https://doi.org/10.24858/196

Palavras-chave:

Berenguela, Castela, Século XIII

Resumo

O presente estudo tem como propósito apresentar o papel desempenhado por Berenguela (1180-1246), inicialmente na condição de infanta e posteriormente na de rainha de Castela, nas articulações políticas vivenciadas no Reino de Castela e também em alguns momentos decisivos do Reino de Leão.  Para tanto, elegeu-se como objeto de análise dois momentos específicos. O primeiro é referente ao processo de sucessão a coroa de Castela após a morte de Alfonso VIII, pai de Berenguela, e o segundo trata-se do processo de sucessão ocorrido no Reino de Leão após a morte de Alfonso IX ocorrida em 1230. Esse processo proporcionará a unificação de Leão e Castela que terão como rei Fernando III, o santo.  Como documentos, utilizamos as narrativas presentes na Primera Crónica General de España, obra elaborada no século XIII, cuja autoria é atribuída a Alfonso X, o Sábio, neto de Berenguela.

Biografia do Autor

Adailson José Rui, Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG

Professor de História Medieval. Departamento de Ciências Humanas, ICH , Instituto de ciências Humanas e Letras, UNiversidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG.

Downloads

Publicado

2016-08-05

Como Citar

Rui, A. J. (2016). Berenguela: de instrumento de aliança e paz a rainha e articuladora política dos interesses do reino de Castela. Revista Diálogos Mediterrânicos, (10), 174–188. https://doi.org/10.24858/196