O lugar da História na livraria de D. Teodósio I, duque de Bragança

Autores

  • Ana Isabel Buescu Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.24858/242

Palavras-chave:

Livraria Duque de Bragança, Sociedade de Corte, Portugal

Resumo

No quadro das dinâmicas culturais no século XVI, era na corte régia e nos círculos da aristocracia que a inovação cultural e as ligações, nomeadamente ao mundo do humanismo italiano e à Flandres nas suas diferentes manifestações culturais e artísticas, ocorriam em Portugal de forma mais nítida, sobretudo, em Bragança. A distinção da cultura através do livro fazia o seu caminho nos círculos aristocráticos, como na livraria do duque de Bragança, ao tempo do seu 5º representante, D. Teodósio, filho do duque D. Jaime († 1532) e de D. Leonor de Mendoza (Medina Sidonia) (†1512), principal foco dos estudos ora apresentados. Antes de focarmos a nossa atenção no objecto central deste texto, será necessário avaliar a dimensão da livraria ducal em perspectiva comparada, a sua posição relativa perante os restantes bens inventariados por morte do duque, e finalmente apresentar, em visão panorâmica, os conteúdos da livraria no seu conjunto. 

Biografia do Autor

Ana Isabel Buescu, Universidade Nova de Lisboa

Ana Isabel Buescu, doutora em História, é professora na FCSH-UNL e Investigadora Integrada do Centro de História de Aquém e de Além-Mar (CHAM/UNL-UAç). Principais domínios científicos: História de Portugal Moderno, educação de príncipes, cultura de corte, livrarias régias e aristocráticas, cerimónias régias e história biográfica. http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/file_000992.pdf.


Downloads

Publicado

2017-06-27

Como Citar

Buescu, A. I. (2017). O lugar da História na livraria de D. Teodósio I, duque de Bragança. Revista Diálogos Mediterrânicos, (12), 29–50. https://doi.org/10.24858/242