Expansão e sobrevivência: as mobilidades da monarquia sueva durante o século V

Autores

  • Danilo Medeiros Gazzotti Universidade de Cuiabá - Rondonópolis

DOI:

https://doi.org/10.24858/rdm.v0i19.403

Resumo

No decorrer do século V, a monarquia sueva passou por diversas transformações desde sua entrada na Península Ibérica até a consolidação de sua hegemonia político-militar na região. Dentre elas, podemos destacar o seu amplo processo de mobilidades que, em nossa visão, estavam intrinsicamente ligadas aos vários conflitos militares que ocorriam por toda a Hispania. Tendo por base esse contexto, propomos nesse artigo analisar os objetivos que pautaram essas mobilidades, buscando demonstrar que essa estratégia era empregada principalmente em prol da expansão ou da sobrevivência dessa monarquia, dependendo da época considerada.

Biografia do Autor

Danilo Medeiros Gazzotti, Universidade de Cuiabá - Rondonópolis

Possui Graduação (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" campus de Franca, onde foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) entre os anos de 2008 e 2010. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná, sendo bolsista do Conselho Nacional Científico e Tecnológico (CNPq). Doutor em História pela mesma instituição sob orientação do Prof. Dr. Renan Frighetto e com fomento do CNPq. Realizou estágio doutoral de pesquisa (2015/2016) na Universidad de Salamanca sob a tutoria do Professor Pablo C. Díaz Martínez com fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), processo 99999.006867/2015-04. É pesquisador do Núcleo de Estudos Mediterrânicos NEMED/UFPR e do Grupo de Estudos sobre o Mediterrâneo Antigo GEMAM/UFSM. Atualmente é professor da Universidade de Cuiabá - Unidade Ary Coelho em Rondonópolis - MT, e Vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Rondonópolis. Foi também professor substituto do departamento de História da Universidade Federal do Mato Grosso - campus Rondonópolis, entre os anos de 2018 e 2020. Tem experiência na área de História com ênfase em História Antiga, atuando nos seguintes temas: Roma Antiga, Antiguidade Tardia, Península Ibérica, Bárbaros, Godos, Suevos e Idácio de Chaves.


Downloads

Publicado

14/12/2020

Como Citar

Gazzotti, D. M. (2020). Expansão e sobrevivência: as mobilidades da monarquia sueva durante o século V. Revista Diálogos Mediterrânicos, (19), 22–41. https://doi.org/10.24858/rdm.v0i19.403