António Vieira e Fernando Pessoa: A palavra como ação
DOI:
https://doi.org/10.24858/217Palavras-chave:
Quinto Império, António Vieira, Fernando Pessoa, História do Futuro, Mensagem.Resumo
Na obra do padre António Vieira, há um contínuo chamado à ação por meio da palavra, uma vez que sua obra se compõe de peças de persuasão, construídas de modo arquitetônico em torno de um argumento. No texto História do futuro, por exemplo, a sua profecia do Quinto Império português recorre à Bíblia e a personalidades históricas, buscando convencer o leitor do grandioso destino de Portugal. Fernando Pessoa, por sua vez, evocando a efígie vieiriana, em Mensagem, constrói-se como intérprete dos símbolos portugueses, que revelam o valor do passado histórico e a força futura em gérmen. Com isso, ambos os autores se tornam criadores de mundos de palavras, com poder de agir sobre os leitores e sobre o próprio mundo.Referências
BESSELAAR, José van den. António Vieira: profecia e polêmica. Rio de Janeiro, EDUERJ, 2002.
BUESCU, Maria Leonor Carvalhão. “Introdução”. In: VIEIRA, António. História do futuro. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1982.
DANIEL. In: BÍBLIA Sagrada. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2000. pp. 887-903.
HIPÓLITO, Nuno. As mensagens da Mensagem. Lisboa: Parceria A M Pereira, 2014.
LOURENÇO, Eduardo. Portugal como Destino seguido de Mitologia da Saudade. Lisboa: Gradiva, 1999.
MEDEIROS, Luísa. “Padre António Vieira”. In: MARTINS, Fernando Cabral (coord.). Dicionário de Fernando Pessoa e do modernismo português. São Paulo: Leya, 2010.
PESSOA, Fernando. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1973.
____________. Obra em prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.
____________. Livro do desassossego. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
VIEIRA, António. Obra completa: Cartas de Lisboa: Cartas da Baía. São Paulo: Edições Loyola, 2014, t. I Epistolografia, vol. IV.
____________. Obra completa: História do futuro. São Paulo: Edições Loyola, 2015a, t. III Profética, vol. I.
____________. Obra completa: Sermão da Sexagésima e Sermões da Quaresma. São Paulo: Edições Loyola, 2015b, t. II Parenética, vol. II.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.