Expressões Culturais na Lisboa Revolucionária
DOI:
https://doi.org/10.24858/258Palavras-chave:
Lisboa, Cultura, RevoluçãoResumo
Entre 1904 e 1913, Carlos Malheiro Dias revelou-se um observador atento e crítico da realidade lisboeta, descrita nas páginas do Comércio do Porto. Intituladas "Cartas de Lisboa", as suas crónicas constituem um repositório relevante para a reconstituição dos ambientes culturais desenhados na atmosfera pré e pós revolucionária na capital. Sem perder de vista o ideário monárquico de Malheiro Dias, nunca enjeitado, nem o seu impacto nas avaliações apresentadas aos leitores do Comércio do Porto, o nosso objectivo consiste na caracterização das manifestações culturais ocorridas em Lisboa, atendendo a factores idiossincráticos do tecido urbano da capital como, de igual modo, às dinâmicas exógenas actuantes no período em análise.Referências
DIAS, Carlos Malheiro, Corações de Todos, Lisboa, Imp. Libânio da Silva, 1897.
DIAS, Carlos Malheiro, Cartas de Lisboa, I vol., Lisboa, Livraria Clássica Editora de A. M. Teixeira, 1904.
DIAS, Carlos, Malheiro, Cartas de Lisboa, II vol., Lisboa, Livraria Clássica Editora de A. M. Teixeira, 1906.
DIAS, Carlos Malheiro. Cartas de Lisboa. III vol., Lisboa, Livraria Clássica Editora de A. M. Teixeira, 1907.
DIAS, Carlos Malheiro, “Carta de Lisboa”, Comércio do Porto. Ano LX, nº 147, 22 de Junho de 1913, p. 1.
FERNANDES, Paulo Jorge. “A Crise de fim de século e o balanço do Fontismo”. In História Económica de Portugal. O Século XIX. II vol., Lisboa, ICS, 2005, pp. 413-419
MADUREIRA, Joaquim, Impressões do Teatro. Cartas a um Provinciano e Notas sobre o joelho, I Série, Lisboa, Ferreira e Oliveira, 1905.
Correio da Noite, 16 de Janeiro de 1905, p.1.
NUNES, Teresa. Carlos Malheiro Dias, Um Monárquico entre os dois regimes. Lisboa, Centro de História/Caleidoscópio, 2009.
"O Pai das Hervas", Revista Nova, Ano I, nº2, Lisboa, 25 de Abril de 1901.
RODRIGUES, Teresa Ferreira coord.. História da População Portuguesa. Porto, CEPESE/Afrontamento, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.