D. Miguel da Silva, bispo de Viseu e o seu destacado papel na eclosão de um novo repertório artístico e cultural renascentista em Portugal em meados do século XVI.
DOI:
https://doi.org/10.24858/148Palavras-chave:
Renascimento, Portugal, Itália, D. Miguel da Silva, D. João III, século XVI.Resumo
Muito se tem dito, nas últimas décadas, sobre a figura de D. Miguel da Silva, embaixador de D. Manuel I na corte Pontifícia, bispo de Viseu sob D. João III, entre 1526-1547 e cardeal da Igreja de Roma, entre 1539 -1556. A retomada de velhos documentos, bem como a realização de novas e variadas investigações e estudos tem permitido melhor compreender esta figura, cujo papel pode ser considerado da maior relevância, seja na vida política, quanto na vida religiosa e diplomática portuguesas, junto da Cúria romana. Sua ação mecenática em Portugal, sobretudo por ocasião de seu retorno, entre 1525-1539, denuncia o apreço pelo mundo humanista italiano, e pelas formas artísticas do Renascimento, afloradas quer no campo das artes quanto das letras.
Referências
BUESCO, Ana Isabel; “D. João III e D. Miguel da Silva, bispo de Viseu: novas razões para um ódio velho” Revista de História da Sociedade e da Cultura, nº 10, T. I, pp. 141-168. http://www.uc.pt/chsc/rhsc/rhsc_10, acesso 02/03/2015.
DESWARTE, Sylvie, Il “Perfetto Cortegiano” D. Miguel da Silva, Roma, Bulzoni editore, 1989.
DIAS, Pedro; MANUELINO: À DESCOBERTA DA ARTE DO TEMPO DE D. MANUEL I, Espanha: Electa, 2002.
MOREIRA, Rafael – Um exemplo: São João da Foz, de igreja a fortaleza. In A arquitectura militar na Expansão portuguesa. Porto: Comissão Nacional para as comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1994.
PEREIRA, Paulo in História da Arte Portuguesa, volume II - Do Renascimento ao Maneirismo (Séculos XVI – XVII), capitulo O PRIMEIRO MECENAS: D. MIGUEL DA SILVA E ARQUITECTURA NO NORTE, Lisboa, Temas e Debates, 1995.
PIMENTA, Alfredo, D. João III, Porto, Livraria Tavares Martins, 1936.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.