O Nome do Rei: sacralização, presentificação e legitimação de poder nos nomes de Afonso X e Jaime I
DOI:
https://doi.org/10.24858/297Palavras-chave:
sacralização, presença, reis ibéricos, legitimidade, interpretação alegórico-figural.Resumo
Este ensaio apresenta uma análise das interpretações que os reis ibéricos Afonso X de Castela (1221-1284) e Jaime I de Aragão (1208-1276) deram aos seus próprios nomes nas obras Setenario e Livro dos Feitos respectivamente. Nosso objetivo consiste em encontrar nos detalhes da expressão do pensamento medieval, caminhos para compreender questões do âmbito intelectual e político de forma mais ampla. A partir do movimento metodológico de escalas e perspectivas, analisaremos esse artifício, entre tantos outros, de legitimação de poder perante a alta nobreza, percebendo que a significação dada aos nomes desses monarcas ocorre dentro de um processo de sacralização, desenvolvido a partir da interpretação alegórico-figural medieval, estudada pelo filólogo alemão Erich Auerbach. Pretendemos também contribuir com futuros estudos, trazendo o conceito de presentificação e presença, desenvolvidos na obra de Hans Ulrich Gumbricht, para a análise de fontes medievais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.