“Da Grécia veio esta história...”: Leituras do feminino em Apuleio (Roma, século II d.C.)
DOI:
https://doi.org/10.24858/344Palavras-chave:
Apuleio, feminino, Literatura, Antiguidade.Resumo
A narrativa de Apuleio, mais especificamente sua obra “O Asno de Ouro”, mostra-se um campo possível para discutir e problematizar as expressões e representações do feminino e seus comportamentos da e na sociedade romana do segundo século depois de Cristo. Ao escolher uma fonte de natureza literária, traçamos uma aproximação entre literatura e História, no entanto não confundimos as especificidades de cada área. O uso da literatura pela história passa pelo lugar de onde se enuncia o problema e as perguntas que se fazem devem estar ancoradas e justificadas no campo da história. Convém salientar que textos literários são documentos fundamentais para o estudo da Antiguidade. No âmbito do estudo sobre as mulheres, tal tema tem crescido significativamente nos últimos anos. Tais investigações alinham-se com os atuais debates historiográficos, os quais passaram a privilegiar também aspectos singulares e as ações sociais de indivíduos.Downloads
Publicado
2019-08-11
Como Citar
Luis Ehrhardt, M., & Scottini Padilha, M. C. (2019). “Da Grécia veio esta história.”: Leituras do feminino em Apuleio (Roma, século II d.C.). Revista Diálogos Mediterrânicos, (16), 33–44. https://doi.org/10.24858/344
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.