João Rufo e Pedro, o Ibérico: possibilidades de pesquisa sobre os debates cristológicos do século V pela vida de um monge monofisita
Resumo
Resumo: Este trabalho possui o propósito de apresentar possibilidades de estudo e de pesquisa que encampamos na pesquisa de doutoramento. Disputas políticas e religiosas vivência das durante o século IV e V no Império Romano Oriental possuem diversas faces que possuem um vácuo de estudos na academia Brasileira em especial quando tratamos dos movimentos em oposição ao Concílio de Calcedônia. O mesmo refletiu intensos debates em torno da natureza de Cristo, mas que extrapolou os seus objetivos e iniciais ao legislar sobre quais posições teológicas e políticas eram aceitas ou precisavam ser extirpadas. movimento de insurreição que seguiu foi marcado por uma rachadura na sociedade romana que podem ser percebidos na vida de Pedro, o Ibérico, uma Hagiografia que pode oportunizar um novo olhar sobre esses fenômenos.
Palavras-Chave: Movimento Monofisita; Pedro, o Ibérico; Política e Religiosidade; Concílio de Calcedônia; João Rufo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.