Vestígios arqueológicos das relações entre cristãos e judeus no mundo romano: o caso da província romana da Ásia Proconsular no século III d.C.

Autores/as

  • Monica Selvatici Universidade Estadual de Londrina

Resumen

O presente artigo busca analisar evidências da cultura material encontradas na região da Ásia Menor no século III d.C., mais especificamente epitáfios na província da Ásia Proconsular, no contexto do domínio imperial romano, com o objetivo de iluminar aspectos das relações e da interação entre judeus e cristãos e questões de identidade entre tais grupos no nível das práticas quotidianas. A especificidade do presente estudo reside no foco sobre o universo das práticas de identidade e não mais naquele do discurso de identidade, para o qual temos as fontes escritas como principais depositárias.

Publicado

2024-05-03

Cómo citar

Selvatici, M. (2024). Vestígios arqueológicos das relações entre cristãos e judeus no mundo romano: o caso da província romana da Ásia Proconsular no século III d.C. Revista Diálogos Mediterrânicos, (25), 77–88. Recuperado a partir de https://dialogosmediterranicos.com.br/RevistaDM/article/view/462