Uma análise a respeito das conexões entre a Inglaterra e o continente a partir do queenship
Resumo
Os estudos sobre rainhas, apesar dos avanços nas duas últimas décadas, ainda são escassos no Brasil, o que se reforça quando se tratam de pesquisas que abarcam o período alto medieval. O objetivo deste artigo consiste em discutir e analisar a circulação e conexões entre as princesas do Reino Franco e da Inglaterra, entre os séculos VI-X. Para tanto, abordaremos a partir de fontes narrativas de ambas as regiões delimitadas nesta pesquisa exemplos de princesas oriundas da Francia que migraram para a Inglaterra e princesas inglesas cujo destino foram a Germânia Imperial e a porção Occidentalis. Dessa forma, será abordada de que maneira essas princesas, as quais futuramente desempenharam seu papel como rainhas, após enviadas para essas novas cortes, foram representadas nessa documentação e como suas ações foram descritas pelos cronistas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.