“Sem fazer nada, os homens fazem mal”: leituras e leitores de Catão na Roma Antiga
DOI:
https://doi.org/10.24858/137Palavras-chave:
Catão, Roma Antiga, ModeloResumo
Leitores de obras não são apenas herdeiros silenciosos, mas participantes críticos. A julgar pela quantidade de vezes que aparece nos textos antigos, em diversos autores de diferentes vinculações políticas, filosóficas e educacionais, percebemos que o nome de Catão, é recorrência constante e duradoura. Este trabalho objetiva perceber como ele é representado, lido e relido por diferentes autores como Sêneca, Lucano e Pérsio, sendo apontado inclusive como modelo de cidadão ideal na Roma Antiga.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.