Reinos em guerras, infantas aflitas: a mulher nas vicissitudes políticas das monarquias Ibéricas Medievais
DOI:
https://doi.org/10.24858/31Palavras-chave:
Idade MédiaResumo
Durante a Baixa Idade Média, as monarquias Ibéricas recorreram, com muita assiduidade, à promoção de diversas alianças matrimoniais com o intento de cooperação entre os reinos. Essas alianças envolviam, na maioria das vezes, uma ação na tentativa de superar os momentos de profunda instabilidade política e social pelos quais passavam as referidas monarquias. No entanto, esses acordos nem sempre foram consistentes, uma vez que dependiam das vicissitudes política dos reinos envolvidos, das quais foram adeptos os reis de Portugal D. Dinis, D. Afonso IV, e de Castela durante os reinados de Afonso X, Sancho IV, Fernando IV e Afonso XI, assim como o rei de Aragão, Jaime II.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.