Tourada: A denúncia da cultura do sofrimento em Portugal - reflexos na narrativa Miura (1940), de Miguel Torga (1907-1985)

Autores

  • Denise Rocha

DOI:

https://doi.org/10.24858/rdm.v0i19.396

Palavras-chave:

Tourada, literatura portuguesa, denúncia.

Resumo

O objetivo do estudo é interpretar na narrativa Miura, de Miguel Torga (1907-1985), o sofrimento do touro humanizado e sua participação, juntamente, com Malhado, Bronco e Mira, em uma tourada que reflete a bestialidade humana no trato com bichos, que são sacrificados em um espetáculo de entretenimento popular. O escritor denuncia a selvageria do festejo, que se intensifica com a entrada colossal do toureiro na arena e a apoteose final com a autoimolação de Miura.  A análise será feita a partir da simbologia do touro, da tauromaquia (aspectos estético, passional e sagrado), da tradição das touradas em Portugal, das legislações e do engajamento do escritor (Sartre) em denúncias sobre atos sangrentos contra animais.

Biografia do Autor

Denise Rocha

Graduação em Letras e  Doutorado em Literatura e Vida Social na UNESP, Assis.

Bacharelado em História e título Magister Artium pela Ruprecht-Karls-Universität, em Heidelberg, Alemanha

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Publicado

14/12/2020

Como Citar

Rocha, D. (2020). Tourada: A denúncia da cultura do sofrimento em Portugal - reflexos na narrativa Miura (1940), de Miguel Torga (1907-1985). Revista Diálogos Mediterrânicos, (19), 110–126. https://doi.org/10.24858/rdm.v0i19.396