As hagiografias franciscanas

Autores

  • Cibele Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.24858/72

Palavras-chave:

Baixo Medievo

Resumo

O presente artigo apresenta uma definição de hagiografia e realiza a analise das hagiografias franciscanas do século XIII buscando as características básicas de cada uma, bem como sua estrutura. O desenvolvimento desse artigo nasce de reflexões realizadas em minha tese de doutoramento. A hagiografia, gênero pouco trabalhado no século XX por gerar várias desconfianças sobre sua credibilidade como fonte, hoje se torna uma das fontes mais interessantes para se entender aspectos de um passado muitas vezes nebuloso. A hagiografia passou a ser um objeto de estudo relevante no século XXI, onde podemos perceber interesses políticos, religiosos e econômicos por trás de suas construções. No caso das hagiografias franciscanas, elas nos relatam uma história franciscana conturbada e rica em nuances. Os conceitos que geram conflitos dentro e fora da Ordem são abordados de uma maneira subjetiva, mas uma leitura mais aprimorada revê esses termos. Assim, pretendo analisar a estrutura utilizada por cada hagiógrafo em suas respectivas hagiografias.

Biografia do Autor

Cibele Carvalho

Referências

CALDEIRA, Ana Paula Sampaio. A tipologia da santidade na Península Itálica entre os séculos XI e XIII. In: SILVA, Andréia C. L. F. da; SILVA, Leila R. (Org.) Atas da IV Semana de Estudos Medievais do Programa de Estudos Medievais da UFRJ. Rio de Janeiro: IFCS/UFRJ, 2001.

CARVALHO, Fabrícia A. T. O discurso de controle da Igreja no século XIII. In: SILVA, Andréia Cristina Lopes Frazão da; SILVA, Leila Rodrigues. (Org.) Atas da VI Semana de estudos Medievais do Programa de Estudos Medievais da UFRJ. Rio de Janeiro: IFCS, 2006.

CONTI, Martino. Estudos e Pesquisas sobre o franciscanismo das origens. Petrópolis: Vozes, 2004.

DELEHAYE, Hippolyte. Apud. FORTES, Carolina Fortes. A produção literária dominicana no século XII: uma breve visão sobre a hagiografia. In: COSTA, Sandro da; SILVA, Andréia C. L. F. da; SILVA, Leila R. (Org.) Atas do Ciclo: A Tradição Monástica e o Franciscanismo. Rio de Janeiro: UFRJ/IFCS, 2003.

DESBONNETS, T. Da intuição a instituição. Petrópolis: CEFEPAL, 1987.

EINAUDI: Mytos-logus. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1989.

FALBEL, Nachman. Os espirituais franciscanos. São Paulo: Perspectiva, 1995.

FORTES, Carolina Coelho. Pressupostos teóricos para o estudo da hagiografia. In: SILVA, Andréia C. L. F. da; SILVA, Leila R. (Org.) Atas da IV Semana de Estudos Medievais do Programa de Estudos Medievais da UFRJ. Rio de Janeiro: IFCS/UFRJ, 2001.

FORTES, Carolina Fortes. A produção literária dominicana no século XII: uma breve visão sobre a hagiografia. In: COSTA, Sandro da; SILVA, Andréia C. L. F. da; SILVA, Leila R. (Org.) Atas do Ciclo: A Tradição Monástica e o Franciscanismo. Rio de Janeiro: UFRJ/IFCS, 2003.

LE GOFF, Jacques. São Luís. Rio de Janeiro: Record, 2002.

LUCAS, Maria Clara Almeida. Hagiografia Medieval Portuguesa. Portugal: Instituto de Cultural e Língua Portuguesa, 1984.

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em Análise do Discurso. Campinas, SP: Pontes, 1997.

MASELLI, Raoul. São Francisco. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

MERLO, Grado Giovanni. Em nome de São Francisco: história dos Frades Menores e do franciscanismo até inícios do século XVI. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultriz, 2004.

NASCIMENTO, Carlos Arthur Ribeiro do. Um mestre no ofício: Tomás de Aquino. São Paulo: Paulus, 2011.

PEDROSO, José Carlos Corrêa. Fontes Franciscanas apresentação geral. Piracicaba: Centro Franciscano de Espiritualidade, 1998.

ROTZETTER, Anton. Clara de Assis: a primeira mulher franciscana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

SABATIER, Paul. Vida de São Francisco de Assis. Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2006.

SILVEIRA, I. Retrato de Santa Clara de Assis (1194-1253): na literatura hagiográfica. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

SILVEIRA, Ildefonso. O passado interroga São Francisco. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

SILVEIRA, Ildefonso; REIS, Orlando dos (Org.). São Francisco de Assis: escritos e biografias de São Francisco de Assis; crônicas e outros testemunhos do primeiro século franciscanos. Petrópolis: Vozes, 2000.

SPINA, S. A cultura literária Medieval. São Paulo: Ateliê Editorial, 1997.

SPOTO, Donald. Francisco de Assis: o santo relutante. Rio de Janeiro, 2010.

URIBE, F. Introduzione alle agiografie di S. Francesco e S. Chiara D’Assisi (séc. XIII-XIV). Roma: Ratatori, 1996.

WADDINGUS, L. Annales Minorum. Firenze: Quaracchi, 1933.

Downloads

Publicado

05/07/2013

Como Citar

Carvalho, C. (2013). As hagiografias franciscanas. Revista Diálogos Mediterrânicos, (4), 142–160. https://doi.org/10.24858/72