Profecia, religião e política no Mediterrâneo antigo

Apresentação de Dossiê

Autores

  • Willibaldo Ruppenthal Neto

Resumo

Apesar de os historiadores da religião muitas vezes buscarem concentrar sua análise na dimensão religiosa, o estudo da religião no Mediterrâneo antigo se torna incompleto quando não considera os aspectos da cultura e do poder. Afinal, para além do sacerdócio, cuja relação de poder é bem conhecida e entendida, até mesmo a profecia na Antiguidade não estava limitada à religião, sendo um importante instrumento político, podendo servir tanto para legitimar o poder quanto para contestá-lo. Por conta disto, o Mediterrâneo antigo foi marcado por inúmeras profecias, as quais foram proferidas, adequadas e apropriadas de diversas formas, gerando rivalidades proféticas e se constituindo como peças fundamentais no complexo campo da política.

Biografia do Autor

Willibaldo Ruppenthal Neto

Mestrando do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em Teologia pelas Faculdades Batista do Paraná (FABAPAR). Membro discente do Núcleo de Estudos Mediterrânicos (NEMED). Bolsista CNPq - Brasil.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Como Citar

Ruppenthal Neto, W. (2024). Profecia, religião e política no Mediterrâneo antigo: Apresentação de Dossiê. Revista Diálogos Mediterrânicos, (24), 1–4. Recuperado de https://dialogosmediterranicos.com.br/RevistaDM/article/view/457