Profecia, religião e política no Mediterrâneo antigo
Apresentação de Dossiê
Résumé
Apesar de os historiadores da religião muitas vezes buscarem concentrar sua análise na dimensão religiosa, o estudo da religião no Mediterrâneo antigo se torna incompleto quando não considera os aspectos da cultura e do poder. Afinal, para além do sacerdócio, cuja relação de poder é bem conhecida e entendida, até mesmo a profecia na Antiguidade não estava limitada à religião, sendo um importante instrumento político, podendo servir tanto para legitimar o poder quanto para contestá-lo. Por conta disto, o Mediterrâneo antigo foi marcado por inúmeras profecias, as quais foram proferidas, adequadas e apropriadas de diversas formas, gerando rivalidades proféticas e se constituindo como peças fundamentais no complexo campo da política.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.