De Sagoneira ao Salado: a consolidação de uma memória da reconquista em Portugal (século XIV)
Resumo
Momentos antes do início da chamada Batalha do Salado (1340), em um discurso imputado à Afonso IV pelo refundidor do Livro de Linhagens em meados de 1380, o monarca português lembrou seus vassalos das batalhas que opuseram cristãos e muçulmanos ao longo da história peninsular. O embate que seria travado às margens do rio Salado era parte de uma narrativa que se iniciava com a perda da Espanha e perpassava a reconquista daquelas terras por seus antepassados cristãos. Histórias que seriam compiladas entre as décadas de 1320 e 1340 no Livro de Linhagens e na Crónica de 1344, escritos de autoria de Pedro Afonso de Barcelos e que ainda no Trezentos passariam por diversas refundições. Buscamos aqui pormenorizar os diálogos inter e intratextuais estabelecidos entre estes textos e, por fim, dar a entender como do projeto autoral do conde de Barcelos às interpolações dos anônimos refundidores, a reconquista da Península Ibérica se consolidou enquanto uma memória coletiva capaz de ofertar sentido à Batalha do Salado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.