Über die Zeitschrift
Foco e Escopo
A revista Diálogos Mediterrânicos, vinculada ao Núcleo de Estudos Mediterrânicos da Universidade Federal do Paraná, publicação de periodicidade semestral, tem como principal missão à difusão do conhecimento historiográfico relativo a realidade do mundo mediterrânico na diacronia histórica, desde a Antiguidade até a contemporaneidade.
Tal iniciativa é amparada por objetivos definidos, como o de incentivar a produção acadêmica – científica qualificada e, conseqüentemente, incrementar o debate e o intercâmbio entre especialistas nas áreas das Ciências Humanas que tenham como motor de suas investigações a História do mundo mediterrânico.
Trata-se duma publicação livre, sem custos aos autores, vocacionada ao espaço científico, sendo destinada à divulgação de artigos e resenhas de mestrandos, mestres, doutorandos e doutores que devem ter como tema central a História na realidade mediterrânica.
Todos os trabalhos deverão ser encaminhados pela página web http://www.dialogosmediterranicos.com.br/index.php/RevistaDM, através sistema Open Journal Systems que favorece a ocorrência duma avaliação criteriosa e séria por parte dos pareceristas e dos autores de artigos e resenhas. Para tanto é essencial que cada autor realize seu cadastro no sistema, seguindo os passos informados.
Os trabalhos serão enviados para sessões específicas – Dossiê; Artigos Isolados; Resenhas; Entrevistas – e sua publicação será realizada conforme a avaliação dos pareceristas. Todos os trabalhos deverão conter: Título, em sua língua original e traduzida em inglês (textos em inglês, tradução ao português); Resumo em sua língua original e traduzida ao inglês (Abstract; textos em inglês, tradução ao português); Palavras-Chave em sua língua original, traduzidas ao inglês (Keywords; textos em inglês, tradução ao português).
A Revista Diálogos Mediterrânicos, vinculada ao Núcleo de Estudos Mediterrânicos da UFPR, foi classificada no estrato A3 (História) no sistema WebQualis da CAPES (classificações de periódicos quadriênio 2017 2020).
Processo de Avaliação pelos Pares
A política de avaliação da revista Diálogos Mediterrânicos fundamenta-se na coerência dos trabalhos submetidos com relação ao tema central da revista e a qualidade dos mesmos do ponto de vista científico. Os textos serão encaminhados pelo sistema Open Journal Systems à pareceristas doutores – dois por cada trabalho e, em caso de pareceres díspares, um terceiro – e com experiência científica comprovada, entre especialistas brasileiros e estrangeiros que aparecerão citados no corpo consultivo da revista Diálogos Mediterrânicos. O tempo padrão para a conclusão duma avaliação está estimado em 60 (sessenta) dias, a partir da data de inclusão total do mesmo no sistema.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.