As representações dos Muçulmanos durante a tomada de Lisboa pelos Cristãos (1147)
DOI:
https://doi.org/10.24858/136Schlagworte:
Conquista de Lisboa. Idade Média Ibérica, Reconquista Cristã, Cruzadas.Abstract
O objetivo deste trabalho é discutir as representações dos muçulmanos no contexto da tomada da cidade de Lisboa pelos cristãos no ano de 1147. Para tal propósito, tomaremos como fonte principal uma carta escrita, provavelmente entre a segunda metade do século XII e a primeira metade do XIII, por um clérigo inglês, conhecido como Osberno, que acompanhava a expedição Cruzada que se dirigia a Jerusalém. Nessa carta, a construção de uma imagem negativa dos muçulmanos serviu, sobretudo, para exaltar a qualidade e a superioridade da fé cristã frente ao Islam. A carta revela ainda, as interfaces de uma batalha tipicamente medieval, com especial destaque para os aspectos relacionados ao mundo do sagrado e do profano, em que os desejos de realização de bens materiais entrelaçam-se com ideais de conquista e de expulsão dos inimigos da fé cristã.Downloads
Veröffentlicht
2014-12-16
Zitationsvorschlag
Gimenez, J. C. (2014). As representações dos Muçulmanos durante a tomada de Lisboa pelos Cristãos (1147). Revista Diálogos Mediterrânicos, (7), 53–65. https://doi.org/10.24858/136
Ausgabe
Rubrik
DOSSIÊ
Lizenz
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.