O perfil dos redatores do periódico "O Auxiliador da Indústria Nacional" (1833-1896)
DOI:
https://doi.org/10.24858/260Schlagworte:
periodismo, ciência e técnica, Rio de JaneiroAbstract
Na primeira metade do século XIX no Brasil, especialmente na cidade do Rio de Janeiro, dezenas de periódicos que se propuseram a vulgarizar o conhecimento científico e suas técnicas foram publicados com um objetivo comum: trazer as benesses da civilização para a recém-nascida nação. Entre esses periódicos, foi fundado no ano de 1833, um jornal oriundo dessa tradição que se destacou em sua época por sua longevidade e especificidade na busca pelo melhoramento das técnicas produtivas da nação, seu nome era O Auxiliador da Industria Nacional. Criado como órgão de divulgação da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional, o jornal existiu durante sessenta anos, sendo extinto apenas em 1896. Responsáveis pelo periódico estavam um redator e uma comissão normalmente composta por três membros, todos associados a essa sociedade. Buscou-se, no presente artigo, compreender a biografia dos redatores e de outros homens que auxiliariam na feitura do segundo periódico mais duradouro do período. Foi possível realizar um estudo prosopográfico a partir das informações pesquisadas no periódico da Sociedade Auxiliadora, demais publicações do período, dicionários biográficos e publicações acadêmicas mais recentes. Os engenheiros, médicos, advogados, professores e, com destaque, aqueles que compunham a administração estatal e que foram os auxiliadores na publicação do periódico.Downloads
Veröffentlicht
2017-06-27
Zitationsvorschlag
da Silva, C. A. F., & Penteado, D. F. de M. (2017). O perfil dos redatores do periódico "O Auxiliador da Indústria Nacional" (1833-1896). Revista Diálogos Mediterrânicos, (12), 132–153. https://doi.org/10.24858/260
Ausgabe
Rubrik
DOSSIÊ
Lizenz
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.