A prática intelectual de Michel Foucault e a de Donna Haraway: saberes localizados e subjugados
DOI:
https://doi.org/10.24858/351Schlagworte:
Michel Foucault, Donna Haraway, saberes localizados e subjugados.Abstract
Este artigo discute a prática intelectual de Michel Foucault e a de Donna Haraway. Para isso, destaco como a figura do intelectual mudou entre as décadas de 1960 e 1980. Mais do que ser pensado como o portador do "universal", o intelectual passa a atuar nos lugares "específicos" onde se situa, como a moradia, o hospital, o asilo, o laboratório, a universidade e as relações familiares ou sexuais. Participando dessas mudanças, Haraway e Foucault criaram novos modos de produção do conhecimento, elaborando conceitos próprios e transformando o campo da prática intelectual do período. Para compreender esses espaços de criação, ressalto como Haraway e Foucault estabelecem outras relações com a ciência, a verdade e a objetividade, principalmente ao proporem que entendamos os saberes como localizados, privilegiando a perspectiva dos subjugados.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.