Qual o perfil do jogral proposto pelas Cantigas de Santa Maria?
DOI:
https://doi.org/10.24858/353Schlagworte:
Jograis, Cantigas de Santa Maria, Música, Idade Média, Afonso X.Abstract
Neste artigo nos propomos a analisar as expetativas que as Cantigas de Santa Maria de autoria do rei Afonso X de Leão e Castela (1252-1284) revelam quanto ao conceito de jogral, para em seguida contrapor a bibliografia especializada, incluindo a análise das Siete Partidas, obra jurídica também concebida por Afonso X. Nossa proposta teórico-metodológica não parte do princípio de adaptar as fontes a uma teoria pré-definida, mas sim da investigação dos jograis a partir das fontes para em seguida contextualizar estas informações, dado que a atividade jogralesca teve na corte de Afonso X um de seus maiores mecenas durante o século XIII.Downloads
Veröffentlicht
2019-08-11
Zitationsvorschlag
Sokolowski, M. (2019). Qual o perfil do jogral proposto pelas Cantigas de Santa Maria?. Revista Diálogos Mediterrânicos, (16), 231–249. https://doi.org/10.24858/353
Ausgabe
Rubrik
ARTIGOS
Lizenz
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.