Nem tanto ao mar, nem tanto à terra: os escolhos dentre os quais se arriscam as boas biografias
DOI:
https://doi.org/10.24858/rdm.vi20.412Abstract
No primeiro capítulo de O desafio biográfico, François Dosse apresenta uma multiplicidade de dicotomias que caracterizam o hibridismo da biografia, pares que o autor alegoriza como "escolhos" dentre os quais os bons exemplares do gênero devem navegar. Este artigo elenca e categoriza essas dicotomias e propõe, a partir delas, um modelo mais geral que possa ser operado em situações nas quais se deseje classificar biografias ou analisar suas trajetórias a partir dos escolhos que as delimitam. A proposição do modelo se baseia no conceito semiótico da diferença como constituidora do sentido, e a semiótica também contribui para a discussão a partir de algumas de suas leituras a respeito do discurso histórico. Aventa-se, por fim, que o modelo possa ter uma utilidade particular para análises de biografias da idade heroica, especialmente as medievais, diante do desafio de constitui-las como fonte ou objeto históricos legítimos.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.