Intertextualidade na escrita de Jerônimo de Estridão: cristianismo e tradição clássica
Abstract
Jerônimo de Estridão (347-419) foi um dos maiores eruditos do seu tempo, conforme depreende-se da extensa obra literária legada sobretudo ao Ocidente. A partir dos seus escritos de caráter exegético, histórico, epistolar, biográfico, entre outros, é possível observar diferentes tipologias intertextuais. O elemento cristão é a principal característica que permeia o seu trabalho, pois além da formação que recebeu dos seus pais na província romana da Dalmácia, desde jovem adentrou à comunidade cristã a partir do batismo, do convívio com seguidores dessa religião e dos estudos sistemáticos das Escrituras. Entretanto, a presença da tradição clássica é outro aspecto pertencente à obra jeronimiana, evidenciada, por exemplo, pelas citações recorrentes de autores gregos e latinos. Assim, apresentaremos ideias relacionadas ao exposto, partindo de alguns excertos de Jerônimo, e recorrendo a estudiosos que abordam a faceta clássica desse intelectual. Além disso, assumiremos dois pressupostos a respeito da intertextualidade: o conceito de comunidade textual, apontado por Tania Franco Carvalhal e a ideia de todo texto ser um intertexto, explicada por José Luiz Fiorin. Pretendemos, de tal maneira, refletir sobre a integralidade da formação intelectual e religiosa do estridonense, demonstrando, também, a complexidade do período em que viveu.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.