A disputa entre nicenos e arianos em Antioquia: João Crisóstomo e a defesa de Melécio como herdeiro de Eustácio.
Abstract
O arianismo, um dos movimentos religiosos mais importantes do século IV, foi responsável por deflagrar um intenso conflito que abalou o cotidiano das igrejas. Ao contrário do que se supõe, o conflito se intensificou após o Concílio de Niceia (325). Em Antioquia, a capital da província da Síria-Coele, antes mesmo da realização do Concílio, o bispo local, Eustácio, já havia cerrado fileiras contra as teses de Ário. Por volta de 328, Eustácio é deposto, o que conduz ao predomínio dos bispos arianos na cidade. Em 360, Melécio é eleito para o episcopado, rompendo em seguida com os arianos ao declarar sua adesão ao credo niceno. Em 362, Paulino, um antigo presbítero leal a Eustácio, é também ordenado bispo, de maneira que Antioquia passa a contar então com três bispos, dois nicenos e um ariano. No presente artigo, pretendemos refletir sobre a associação que João Crisóstomo, logo após sua ordenação como presbítero, em 386, estabelece entre Eustácio e Melécio, fazendo deste o herdeiro da causa nicena defendida pelo primeiro. O propósito do pregador era fortalecer a posição de Flaviano, o sucessor de Melécio, que enfrentava, na década de 380, a hostilidade dos paulinistas e de setores do episcopado ocidental, que se recusavam a reconhecê-lo como bispo pelo fato de ter pertencido à entourage de Melécio, tido como herético mesmo após abraçar a doutrina da consubstanciação.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
