Unico eloquente: sobre a produção de controvérsias na França seiscentista
DOI:
https://doi.org/10.24858/141Keywords:
Jean-Louis Guez de Balzac, François de Callières, unico eloquente, auctoritasAbstract
O presente artigo apresenta uma breve análise de duas controvérsias francesas ocorridas no século XVII. Ao fazê-lo, sugere que elas possibilitaram a constituição de um tipo de emulação que girava em torno do modelo do unico eloquente, inaugurado por Jean-Louis Guez de Balzac e retomado na assim chamada “querela dos antigos e dos modernos”. Esse modelo era pautado pelo emprego sistemático de técnicas retóricas de amplificação, visando à conquista de suas audiências e à expectativa de alcançar a posteridade por meio de sua constante reatualização como auctor/auctoritas.Downloads
Published
2015-08-19
How to Cite
De Sá Júnior, L. C. (2015). Unico eloquente: sobre a produção de controvérsias na França seiscentista. Revista Diálogos Mediterrânicos, (8), 200–216. https://doi.org/10.24858/141
Issue
Section
DOSSIÊ
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.