A formação docente para a educação básica
descolonizando a formação de professores com a disciplina "Civilização Ibérica"
Abstract
Neste artigo, apresentamos as nossas reflexões sobre a formação de professores de História através da nossa prática docente na disciplina Civilização Ibérica no Ensino Superior. Inicialmente, realizamos algumas reflexões sobre a formação docente em História e o ensino de História a partir da uma abordagem sobre a Península Ibérica Medieval. Após isso, abordamos as possibilidades de se trabalhar com o tema Península Ibérica Medieval na BNCC e as reflexões que realizamos em nossa práxis de sala de aula na formação docente. Em seguida, apresentamos a proposta da disciplina Civilização Ibérica e os conteúdos que ministramos sobre a mesma. Por fim, problematizamos alguns aspectos conceituais na formação docente a partir da disciplina citada, assim como as possibilidades de se trabalhar em termos interdiscilinares. Tais reflexões são necessárias de serem realizadas em um contexto de formação de professores, haja vista que promovem uma problematização a partir de um pensamento historiográfico renovado, assim como outras possibilidades de se abordar o ensino de História Medieval no Brasil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.