Libânio e a interferência dos Honorati e Pricipales nos julgamentos do governador da Síria-Coele (séc. IV d.C.)
Abstract
Na Antiguidade Tardia, a atuação jurídica dos governadores de província, os ditos iudices ordinarii, se encontrava ameaçada por um entrave de natureza estrutural: a interferência dos honorati e principales, personagens detentoras de posições de prestígio que, em virtude do livre acesso ao governador e à prerrogativa de se sentarem ao seu lado nas sessões do tribunal, interferiam de modo indevido nos julgamentos, o que colocava em risco a idoneidade do processo legal. Nesse artigo, temos por objetivo investigar esse assunto tendo como estudo de caso a província da Síria-Coele, administrada pelo consularis da Síria. Para tanto, analisamos a Oratio 51, Ao imperador, contra aqueles que assediam os governadores, e a Oratio 52, Ao imperador, uma proposta de lei contra aqueles que visitam o quartel-general dos governadores, ambas elaboradas por Libânio por volta de 388.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.