Eça de Queiroz (1845-1900) e a Espanha:
Crônicas, Cartas e Romances
Abstract
O objetivo do estudo “Eça de Queiroz (1845-1900) e a Espanha: crônicas, cartas e romances“, é apresentar, de um lado, aspectos da sua percepção a respeito do “Francesismo“ e do “Iberismo“; bem como a sua visão política sobre a questão colonial da Espanha em Melilha (Marrocos Espanhol), nas Ilhas Carolinas (Pacífico Ocidental) e em Manila (Filipinas). Além de sua opinião como Cônsul, em Havana, sobre as crises de Cuba (Antilhas Espanholas): a Guerra de Dez anos (1868-1878), uma luta em prol da independência, e a questão dos imigrantes chineses (chins ou coolies), empregados contratados para as lavouras, oriundos de Macau que tinha jurisdição portuguesa. E, de outro, analisar as obras literárias que têm temas ligados à história cultural e colonial da Espanha e à sua gente: A Capital (1875 e 1876); A Catástrofe (c. 1879); A Tragédia da Rua das Flores (1877 e 1878), Os Maias (1888); O Tesouro (1894); O Defunto (1895) e A Ilustre Casa de Ramires (1897). A pesquisa será realizada sob a perspectiva da imagem de Burke.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.