Os Cristianismos antigos e as “mulheres histéricas”: a opinião pública e os mecanismos de silenciamento das mulheres nas igrejas cristãs de séculos I e II EC

Authors

  • Juliana Cavalcanti Pesquisadora associada do IAB (Instituto de Arqueologia Brasileira)

Abstract

O presente artigo visa analisar os mecanismos de silenciamento feminino por intermédio de uma análise comparativa entre fontes cristãs e não cristãs. O intuito evidenciar como a opinião pública politeísta influenciou na redenção de escritos cristãos que orientam a subordinação feminina. Simultaneamente, visa-se apontar que esse ambiente é um eco de uma realidade incômoda para adeptos e não membros as igrejas cristãs: mulheres como lideranças e propagadoras no espaço público da crença em Jesus.

Referências bibliográficas

Fontes.

VALÉRIO MÁXIMO. Hechos y dichos memorables. Tradución: MELO, António Maria. Madrid: Editorial Gredos, 2003.

NOVO TESTAMENTO. Vol. 2: Atos dos Apóstolos, Cartas e Apocalipse. Tradução: LOURENÇO, Frederico. São Paulo: Cia das Letras, 2018.

Textos específicos.

ACHTEMEIER, Paul. 1 Peter: a commentary on First Peter. Minneapolis: Fortress Press, 1996.

BEARD, Mary. Mulheres e poder: um manifesto. São Paulo: Planeta do Brasil. 2018.

CAVALCANTI, Juliana. Mulheres nos cristianismos paulinos. Rio de Janeiro: Kliné, 2021.

CAVALCANTI, Juliana. Víboras da heresia. In: FARIA, José Petrúcio e CAVALCANTI, Juliana. Padres, bispos e mestres cristãos. Rio de Janeiro: Kliné, 2023.

FIORENZA, E. A Práxis do Discipulado Co-Igual. In: HORSLEY, R. Paulo e o Império. Religião e Poder na Sociedade Imperial Romana. São Paulo: Paulus, 2004.

PERISTIANY, J. G. Honra e Vergonha: Valores da Sociedades Mediterrânicas. 2ª edição. Tradução de José Cutileiro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbékian, 1988.

MADIGAN, Kevin and OSIEK, Carolyn. Ordened women in the early church. London: John Hopkins University Prees, 2005.

MACDONALD, M. Early Christian Women and Pagan Opinion: The Power of The Hysterical Woman. New York: Cambridge University Press, 1996.

SHERWIN-WHITE, A. The Letters of Pliny. A Historical and Social Commentary. Oxford: Clarendon Press, 1966.

SOARES, Caroline. Vida e obra do filósofo pagão Celso. In: Alétheia Revista de Estudos sobre Antiguidade e Medievo – Volume 1/1, 2013, pp. 138-155.

Author Biography

Juliana Cavalcanti, Pesquisadora associada do IAB (Instituto de Arqueologia Brasileira)

Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Published

2025-01-16

How to Cite

Cavalcanti, J. (2025). Os Cristianismos antigos e as “mulheres histéricas”: a opinião pública e os mecanismos de silenciamento das mulheres nas igrejas cristãs de séculos I e II EC. Revista Diálogos Mediterrânicos, (26), 17–27. Retrieved from https://dialogosmediterranicos.com.br/RevistaDM/article/view/477