O Mediterrâneo como rota de fuga no cinema e na literatura italiana contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.24858/62Keywords:
representações fílmicas e literárias do MediterrâneoAbstract
O presente artigo busca analisar algumas das representações fílmicas (Gabriele Salvatores: Mediterraneo, Emanuele Crialese: Terraferma, Ermano Olmi: Villaggio di cartone) e literárias italianas contemporâneas ("literatura da migração"), que levam em consideração as profundas mudanças histórico-geográficas-sociais sofridas pelo Mediterrâneo e todo seu apelo simbólico, enquanto rota de fuga incessante de milhares de levas migratórias, que o atravessam à procura de melhores condições de vida, num difícil processo de "reterritorialização", nos termos propostos por Deleuze e Guattari.References
ESCOBAR, Roberto. Mediterraneo. In: Il sole 24 ore, a cura di Enzo Piersigilli, 28/06/2003.
BRAUDEL, Fernand Paul Achille. O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico na época de Filipe II, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1984, p.621.
BURKE, Peter (org.) A escrita da história. São Paulo: Editora UNESP, 1992, p.10-11.
CURTIUS, Ernest Robert. Literatura Europeia e idade Média Latina. São Paulo: Hucitec, Editora da USP, 1996, p.254-260
DELEUZE, Gilles In HAESBAERT, Rogério & BRUCE, Glauco. A desterritorialização na obra de Deleuze e Guattari. Rio de Janeiro: UFF, NUREG, 2002, p.01.
MAGRIS, Claudio. O romance é concebível sem o mundo moderno? In MORETTI, Franco (org.) A cultura do romance, São Paulo, Cosac & Naify, 2009, p.1018.
FANTIN, Maria Célia Martirani Bernardi. O leite da pedra: a idealização da América, a partir da câmera dos cineastas italianos: Giuseppe Tornatore, Irmãos Taviani, Emanuele Crialese In Revista de Italianística, São Paulo, Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Cìências Humanas da USP, v. XVIII, 2008, p.227-243.
CRIALESE, Emanuele. In: Celebridades, disponível em: www.veja.abril.com.br/noticia/celebridades/festival-do-rio-exibe-terraferma, Rio de Janeiro, 07/10/2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.