Sobre datação e atribuição de obras de arte: o caso do ciclo do Trionfo della Morte no Camposanto de Pisa

Autores/as

  • Tamara Quírico Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.24858/149

Palabras clave:

Atribuição e datação, Camposanto de Pisa, Trionfo della Morte

Resumen

O artigo visa a levantar problemas relacionados à atribuição e à datação de obras de arte, discutindo-se a importância desses dois elementos para análises histórico-artísticas. Se nem sempre são problemas fundamentais para o historiador da arte, deve-se considerar, por outro lado, que determinar a autoria de um objeto pode significar, igualmente, alterações em relação à sua delimitação cronológica, e esta, por sua vez, poderá ter repercussões em diversas outras problemáticas. Para o desenvolvimento dessas questões, tomar-se-á como exemplo de análise o ciclo de afrescos do Trionfo della Morte do Camposanto de Pisa, pintado no século XIV.

Biografía del autor/a

Tamara Quírico, Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ)

Doutora em História Social (UFRJ)

Mestre em História da Arte (UNICAMP)

Professora adjunta do Departamento de Teoria e História da Arte do Instituto de Artes da UERJ (DTHA/ART/UERJ)

Publicado

2015-08-19

Cómo citar

Quírico, T. (2015). Sobre datação e atribuição de obras de arte: o caso do ciclo do Trionfo della Morte no Camposanto de Pisa. Revista Diálogos Mediterrânicos, (8), 31–47. https://doi.org/10.24858/149