Pasolini, o outro e nós
DOI:
https://doi.org/10.24858/187Palabras clave:
Pasolini, infelicidade, jovens, tolerância, intolerânciaResumen
O presente ensaio apoia-se nas reflexões e posicionamentos políticos de Pier Paolo Pasolini a respeito da infelicidade dos jovens no início dos anos 70, do aburguesamento do mundo (que destrói dimensões históricas do mundo) e dos lugares-comuns do pensamento tolerante daqueles anos. A partir disso, pretende pensar como as constatações de Pasolini tornam-se ainda mais claras no tempo presente. Nesse sentido, apresenta como o pensamento pasoliniano é extremamente contemporâneo, sobretudo no que diz respeito aos discursos esvaziados de militantes que, em nome de certa tolerância, por vezes são demasiado intolerantes.
Citas
REFERÊNCIAS
AMOROSO, Maria Betânia. Pier Paolo Pasolini. São Paulo: Cosac/ Mostra, 2003,
BAZZOCCHI, Marco Antonio. Pier Paolo Pasolini. Milano: Bruno Mondadori, 1998,
CARVALHO, Bernardo. Encontro com um editor de direita. Documento digital disponível em: http://www.blogdoims.com.br/ims/encontro-com-um-editor-de-direita14.10.2015
PASOLINI, Pier Paolo. Descrizioni di descrizioni. Torino: Einaudi, 1979
___. Empirismo Eretico. Milano: Garzanti, 1972.
___. Intervista a Giorgio Bocca. In.: «Il Giorno», 19 luglio 1966.
___. La Fiera letteraria, a. XLII, n. 50, 14 dicembre 1967. (disponível em: http://www.vincenzomaddaloni.it/2015/09/ppp-piu-moderno-di-ogni-moderno/
___. Lettere 1955-1975. A cura di Nico Naldini. Torino: Einaudi, 1986.
PASOLINI, Pier Paolo. Os jovens infelizes. Antologia de ensaios corsários. Org.: Michel Lahud. Trad.: M.Betânia Amoroso e Michel Lahud, São Paulo: Brasiliense, 1979.
___. Poemas. São Paulo: Cosacnaify, 2015. Org.: Alfonso Berardinelli e Maurício Santana Dias. Tradução e notas de Maurício S. Dias. Posfácio de M. Betânia Amoroso.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.