O vazio feminino do Orpheu: Violante, Cecília, Maria José, Judith, Florbela e Ophélia
DOI:
https://doi.org/10.24858/226Resumen
Orpheu, revista cujo centenário se comemora neste ano, contou apenas, dentre o rol dos seus colaboradores, com uma poetisa: Violante de Cysneiros, na verdade, não uma mulher, mas um “fingimento poético”. Nessas publicações, o lugar da mulher praticamente inexiste e, a crer nas obras de seus integrantes, muito embora fossem estes os mais insignes representantes da vanguarda literária portuguesa de então, as questões relativas ao feminino acabaram ficando acantoadas nos mesmos lugares canônicos que antes ocupavam. Todavia, algumas mulheres do tempo estiveram, de algum modo, concernidas ao Orpheu – ainda que nos seus bastidores. É sobre esse tipo de proximidade, entre elas – Violante de Cysneiros, Cecília Meireles, Judith Teixeira, Florbela Espanca, Maria José e Ophélia Queiroz – e aqueles do Orpheu, que este estudo se debruça.Descargas
Publicado
2017-02-06
Cómo citar
Dal Farra, M. L. (2017). O vazio feminino do Orpheu: Violante, Cecília, Maria José, Judith, Florbela e Ophélia. Revista Diálogos Mediterrânicos, (11), 13–34. https://doi.org/10.24858/226
Número
Sección
DOSSIÊ
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.