Pro maiori urbis decoro: sobre a Roma farnesina e Francisco de Holanda

Autores/as

  • Andrea Loewen Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24858/303

Palabras clave:

Francisco de Holanda, Roma farnesina, imago urbis

Resumen

Tendo em vista o significativo papel de Francisco de Holanda na introdução e difusão em Portugal dos princípios e preceitos artísticos de origem itálica, o presente artigo busca colocar em perspectiva como a ideia de Roma nutrida pelo artista antes de sua viagem, em confronto com  o que de fato encontra quando de sua chegada e o que testemunha do programa de embelezamento e renovatio urbis empreendido no pontificado de Paulo III, estão na base de uma sua peculiar compreensão da cidade a qual, quando do regresso a Portugal, lhe permitem construir uma lúcida análise da situação de Lisboa na segunda metade dos Quinhentos, tal como manifesta em seu Da Fábrica que falece à cidade de Lisboa.    

Biografía del autor/a

Andrea Loewen, Universidade de São Paulo

Docente do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

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Publicado

2018-11-17

Cómo citar

Loewen, A. (2018). Pro maiori urbis decoro: sobre a Roma farnesina e Francisco de Holanda. Revista Diálogos Mediterrânicos, (15), 31–47. https://doi.org/10.24858/303