Jacob Burckhardt diante do retrato na pintura veneziana do Renascimento
DOI:
https://doi.org/10.24858/348Palabras clave:
Jacob Burckhardt, história da arte, pintura veneziana, Renascimento.Resumen
Autor da síntese histórico-cultural presente no livro de 1860, A Cultura do Renascimento na Itália, Jacob Burckhardt (1818-1897) elabora, nos anos 1880 e 1890, um estudo sobre a pintura da arte italiana do Renascimento, que tem como produto um conjunto de textos, publicados postumamente. Parte desse projeto, o volume sobre o retrato na pintura apresenta um olhar renovado do autor a respeito da arte veneziana se comparado com a visão de Veneza apresentada no livro de 1860. Este artigo propõe uma análise do lugar ocupado pelo retrato na pintura veneziana e seu papel no conjunto da obra de Burckhardt sobre o Renascimento italiano.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.