“De todo o mundo, porém, só Pedro é escolhido”: os sermões de elevação episcopal de Leão (440-461)
DOI:
https://doi.org/10.24858/390Palabras clave:
Pregação medieval – Leão de Roma – Primeira Idade MédiaResumen
Os séculos IV e VI demarcam importantes transformações sociopolíticas e culturais na pars occidentalis: dentre outras, pode-se destacar a crescente capacidade de atuação dos bispos romanos nos assuntos eclesiásticos. Neste sentido, tradicionalmente a historiografia saudou o governo de Leão (440-461) como um dos precursores do “papado” medieval: não raro, seus escritos foram tidos como base sólida e coerente que, em certa medida, “anteciparia” e “inspiraria” os meios diplomáticos, jurídicos e administrativos de seus sucessores do período Gregoriano (ca. séculos XI-XIII).
Contudo, nas últimas décadas, pesquisadores têm reavaliado tais suposições: em suma, trata-se de interpretações mais críticas e atentas aos desafios específicos com os quais Leão se defrontou. O presente artigo se vincula a esta tendência e, para isso, investiga seus cinco sermões de comemoração de sua elevação episcopal. Assim, à luz da teoria de Bourdieu e tomando a pregação como uma das expressões do crescente poder episcopal no período, examinamos a caracterização de tais celebrações e como esta se articula ao esforço pela definição do perfil do bispo-pregador romano.Citas
León le Grand: Sermons: Sources Chrétiennes, vols. 22, 49, 74, 200. Ed. René Dolle. Paris: Du Cerf, 1961-1973.
LEÃO DE ROMA. Sermões. In: São Leão Magno: Sermões sobre santos, jejuns e ordenação episcopal. Ed. Monjas Beneditinas de Santa Maria e Alberto Beckhäuser. Petrópolis, RJ: Vozes, 1978.
LEÃO DE ROMA. Sermões. In: Leo the Great: Sermons (Fathers of the Church v. 93). Jane Freeland e Agnes Conway Washington: CUA, 1995
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.