Memórias e Materialidades do Tempo
Um Estudo Comparativo entre Documentos Textuais e Materiais sobre o Batismo de Jesus por João, o Batista
Resumen
Há um interessante processo histórico que transformou um fato histórico constrangedor – o batismo de Jesus por João, o Batista –, em uma narrativa domesticada, consolidada a partir do terceiro quartel do século III. Enquanto as narrativas textuais do século I buscavam dar conta dos possíveis constrangimentos trazidos por uma incômoda lembrança contida na memória do batismo de Jesus (especialmente aquela relacionada ao arrependimento dos pecados), a ação da autoproclamada ortodoxia cristã, a partir do século II, foi o de garantir a sua domesticação, transformando o batismo de João num ritual que significava a morte e o renascimento para uma nova vida cristã.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.