O astrólogo vai a Roma: a trajetória de Tibério Cláudio Balbilo e as interconexões político-culturais no Mediterrâneo romano (séc. I d. C.)

Autores

  • Cesar Luiz Jerce da Costa Junior

Resumo

o presente trabalho aborda a trajetória de Tibério Cláudio Balbilo, astrólogo nascido em Alexandria e um homem cuja vida, no século primeiro da Era Cristã, demonstra um notável processo de interconectividade política e cultural no Mediterrâneo romano. A partir do principado de Cláudio (41-54 d.C.), Balbilo construiu uma bem sucedida carreira nos meios políticos de Roma, não só como astrólogo íntimo do poder imperial, mas também como um membro da ordem equestre intelectualmente reputado. Ao estudarmos aspectos centrais de suas origens e ofícios, nosso objetivo é mostrar o impressionante cosmopolitismo político-cultural de Balbilo, um homem cujas complexidades identitárias dificilmente se enquadram em genéricas categorizações (romano, grego, egípcio etc.) excessivamente restritivas quando separadas, mas que revelam, em conjunto, a riqueza do fenômeno globalizante da Antiguidade.

Downloads

Publicado

2025-04-12

Como Citar

Jerce da Costa Junior, C. L. (2025). O astrólogo vai a Roma: a trajetória de Tibério Cláudio Balbilo e as interconexões político-culturais no Mediterrâneo romano (séc. I d. C.). Revista Diálogos Mediterrânicos, (27), 102–117. Recuperado de https://dialogosmediterranicos.com.br/RevistaDM/article/view/489

Edição

Seção

Dossiê "Sociedades conectadas e intertextualidades na Antiguidade e no Medievo"