Era uma vez a crise do Império romano no século III: percursos de um recente itinerário historiográfico
DOI :
https://doi.org/10.24858/174Résumé
A “crise do Império romano do século III” configura um dos elementos mais tradicionais em meio aos estudos historiográficos dedicados à história imperial romana. Entretanto, nas últimas décadas têm se observado a emergência de sérios questionamentos a essa perspectiva. Desta maneira, o presente artigo busca delinear em que consistiriam as críticas à concepção de crise do século III, a partir da exposição das propostas defendidas por historiadores como Karl Strobel, Christian Witschel e Gonzalo Bravo Castañeda. Por fim, indico uma possibilidade de se preservar o emprego do conceito de crise ao toma-lo como expressão de um “momento crítico/decisivo”.Téléchargements
Publié-e
2016-01-08
Comment citer
Antiqueira, M. (2016). Era uma vez a crise do Império romano no século III: percursos de um recente itinerário historiográfico. Revista Diálogos Mediterrânicos, (9), 152–168. https://doi.org/10.24858/174
Numéro
Rubrique
ARTIGOS
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.