A Livraria do Convento de Nossa Senhora do Cardal (Século XVIII)
DOI :
https://doi.org/10.24858/241Mots-clés :
Portugal, século XVIII, livraria conventual.Résumé
Com base num documento inédito do século XVIII, este artigo pretende dar a conhecer e analisar os espécimes que formavam a livraria do convento de Nossa Senhora do Cardal, pertencente aos religiosos franciscanos da Província de Santo António. O estudo do catálogo permite identificar as diferentes temáticas que compunham a biblioteca e avaliar o peso que cada uma detinha. Por outro lado, possibilita analisar as datas, os locais de edição e os idiomas em que as obras foram dadas à estampa. Dado que as bibliotecas, embora incorporassem no seu acervo inúmeras matérias, constituíam sobretudo instrumentos de trabalho, pretende-se dar a conhecer com rigor a função desempenhada pela livraria em apreço, estabelecendo as necessárias comparações com as de outras Casas da mesma Ordem.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.