Os Hispani na Corte Carolíngia (séculos VIII-IX)
DOI :
https://doi.org/10.24858/298Résumé
As consequências da invasão islâmica de 711 a Hispania visigoda foram, por certo, profundas e duráveis. O mundo carolíngio foi o principal beneficiário de todos aqueles que fugindo do jugo sarraceno foram procurar abrigo para além dos Pirineus num espaço denominado de Marca Hispanica que, à época, não era verdadeiramente uma fronteira ou mesmo uma circunscrição administrativa ou militar restrita. O movimento de fuga consecutivo à conquista arabo-muçulmana não foi anterior ao último quarto do século VIII. Denominados pelas fontes da época carolíngia como Hispani, estes homens se instalaram em terras públicas sob a proteção dos soberanos carolíngios e foram amparados por uma legislação específica designada pelo ius aprisionis.Téléchargements
Publié-e
2018-08-08
Comment citer
Grein, E. (2018). Os Hispani na Corte Carolíngia (séculos VIII-IX). Revista Diálogos Mediterrânicos, (14), 263–279. https://doi.org/10.24858/298
Numéro
Rubrique
ARTIGOS
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.