Inoperosidades: Giorgio Agamben, Antonio Delfini e Giorgio Caproni
DOI :
https://doi.org/10.24858/314Mots-clés :
literatura, inoperosidade, "ethos", linguagem.Résumé
A literatura é um espaço de inoperosidades, da potência e da potência-de-não, pois desativa as funções mais pragmáticas e comunicativas da língua. Essa suspensão a abre para um novo uso e é, nesse sentido, que a literatura é a exibição da potência de dizer, um espaço de trabalho sobre si, que é também resistência e transformação, e, portanto, um espaço do éthos e do político. A literatura é percebida aqui como uma operação na e com a linguagem, que desativa a própria linguagem e deixa inoperantes as funções comunicativas e/ou informativas. É nessa esteira que Giorgio Agamben elege e trabalha na (re)leitura de textos da literatura italiana, como os de Antonio Delfini, Giorgio Caproni.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.