Francisco de Holanda: Da Fábrica que falece à cidade de Lisboa (1571)
DOI :
https://doi.org/10.24858/330Mots-clés :
Redondo, Francisco da Holanda, Da Fabrica que Falece, 1571.Résumé
No contexto redatorial do Tratado da Fábrica que Falece à cidade de Lisboa (1571) emerge uma reflexão sobre as marcas de capitalidade que Lisboa devia assumir enquanto centro ou cabeça do Império. Era notória a fragilidade, não só, das estruturas defensivas da entrada da barra que a cidade oferecia, mas a monumentalidade que inscrevia, no cotejo com Roma, o grande referente para Holanda. Este haveria de prescrever um quadro constitutivo para atingir o programa proposto e que ainda era deficitário, apesar da euforia económica post viagens marítimas. O pensamento e as configurações arquitetónicas acusam a contaminação do discurso das ordens clássicas, renascentista e maneirista no débito mais forte do tratado de Serlio, do que de Miguel Ângelo, sua influência basilar. O trânsito da posse do seu manuscrito identificado em primeira mão na Livraria dos Condes de Redondo, tendo passado depois para a Biblioteca da Ajuda, e as suas diferentes edições constituem outro dos tópicos de reflexão.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.