A amicitia e a fides de Plínio o jovem: vocabulário e moral política
DOI :
https://doi.org/10.24858/346Mots-clés :
Vocabulário político, virtudes, poder, cartas, Plínio o jovem.Résumé
O sujeito desse artigo é o vocabulário político, em particular aquele presente nas epístolas de Caio Plínio Cecílio Segundo (62-113 d.C.), que nos permite entrever as relações de poder na segunda metade do século I d.C. Estamos certamente diante de um documento histórico que se apresenta na forma de cartas endereçadas a amigos, familiares, componentes da elite senatorial e equestre, escritores. Elegemos como modelo interpretativo a pluridisciplinaridade que acompanha a história intelectual e que permite resgatar a importância das epístolas no contexto histórico do principado romano.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.