Narrar o Sagrado: O Desafio Hagiográfico.
DOI :
https://doi.org/10.24858/rdm.vi20.421Résumé
A espiritualidade cristã tardo- antiga e medieval ancorava-se nas narrativas hagiográficas, que tinham por função imediata oferecer modelos de condutas aos fiéis. Essas podem ser vistas como biografias excepcionais de homens e mulheres, revestidas de um caráter sagrado, sobrenatural. Aos santos era atribuída enorme capacidade taumatúrgica e intercessora. Solidificando e despertando devoções as hagiografias são aqui entendidas como memória biográfica- comunicativa, pois esses textos foram escritos para serem lidos em voz alta, transmitidos também de forma oral. Possuindo uma dupla dimensão histórica e literária, os textos hagiográficos foram usados com diversos propósitos, se constituindo em elementos simbólicos, portadores de sentidos e significados próprios.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.