A correspondência de Liciniano de Cartagena a Gregório Magno:
desafios e compromissos institucionais de uma liderança eclesiástica
Résumé
Tendo chegado à Península Hispânica como arianos, a conversão dos visigodos à ortodoxia nicena reafirmou o vigor da instituição eclesiástica. Concomitantemente ao trabalho associado ao processo de conversão do monarca e da nobreza, o episcopado buscou organizar e consolidar aspectos diversos da dinâmica interna da igreja visigoda. Assim, dentre outras iniciativas, dedicou-se à formação clerical qualificada, ao estabelecimento de práticas litúrgicas uniformes, à indicação de perfis morais ao clero, à reafirmação da disciplina e à valorização da hierarquia.
Nessa conjuntura, uma vasta literatura foi concebida por figuras expressivas no ambiente episcopal. Nos séculos VI e VII, além da produção textual dessas figuras, observa-se uma atividade literária de menor envergadura relacionada à atuação regional de integrantes do episcopado. Tais bispos, ainda que com restrito protagonismo no cenário político, se comparados a personagens como Leandro e Isidoro de Sevilha, compartilhavam o mesmo habitus destes. Nesse sentido, estavam comprometidos com a pauta interna da instituição, conforme se pode depreender pela apreciação da documentação como a vinculada a Liciniano, bispo de Cartagena. Fundamentada em tais referências, neste texto, interessa debater aspectos do funcionamento da igreja visigoda, com ênfase nos desafios enfrentados pelas lideranças clericais, a partir da correspondência de Liciniano para Gregório Magno.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.