Do livro à tela. O antes e o depois do livro
DOI:
https://doi.org/10.24858/195Resumo
O presente ensaio analisa, a partir de um levantamento arqueológico e filológico, a questão das maneiras de composição de uma obra artística. Nesse sentido, apresenta um breve histórico de como, na cultura ocidental, acontece a passagem dos rolos ao códex (isto é, a passagem dos rolos à página e ao livro). Também traça as implicações físicas e metafísicas da constituição da página e do livro. Examina como a prática editorial faz parte da estrutura de uma obra e, nesse sentido, mostra que o livro carrega em si uma potência que ultrapassa uma forma de constituição definitiva. Para tais análises – além de um percurso histórico que perpassa Agostinho, Nietzsche, Mallarmé –, os textos Petrolio, de Pier Paolo Pasolini, e Nuovo Commento,de Giorgio Manganelli, são as figuras centrais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.