A Biografia cavaleiresca sob a pena de Christine de Pizan: prosa e poesia
DOI:
https://doi.org/10.24858/rdm.vi20.409Resumo
Neste artigo colocamos algumas considerações sobre a escrita christiniana que se apresenta através de traços de biografia cavaleiresca em louvor da monarquia francesa. Para isso, estudamos um excerto da biografia régia de Charles V, Livre des faits et bonnes moeurs du sage roi Charles V (1404), em que Christine de Pizan insere a trajetória de Bertrand Du Guesclin, condestável das hostes francesas durante os dez últimos anos de reinado do monarca; e o poema épico sobre Joana d’Arc, Ditié de Jehanne d’Arc (1429), composto ainda quando a donzela de Orléans obtinha sucesso em seus empreendimentos, o que assegurou a coroação de Charles VII. Neste estudo, as leituras de Paul Ricoeur e Élisabeth Gaucher-Rémond nos ajudam a estabelecer elementos para a comparação entre os dois textos de Christine de Pizan a fim de distinguir neles características de uma identidade narrativa, bem elaborada e refletida, desenvolvida no espaço do texto, segundo o que a autora da Idade Média parece entender por “ser digno de memória e de escrita”.
Palavras-chave: Christine de Pizan; Biografia cavaleiresca; Identidade narrativa
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.